quinta-feira, 20 de março de 2014

Deus assina em baixo

Pedro Nunes Filho

Reabilitar Padre Cícero, por quê? O que ele fez de errado? Cometeu algum delito? Criminosos que andam na deslei é que precisam de reabilitação para se reinserirem no convívio social, e não mais voltarem a delinquir. 

Padre Cícero foi um homem de bem, um benfeitor da região que soube acudir o povo em estado de miséria absoluta.

A meu ver, quem precisa de reabilitação é a Igreja que errou feio. Roma é que carece se postar de joelhos e pedir perdão ao Padre Cícero e a todos os romeiros, que entenderam e incorporaram sua mensagem de fé, de simplicidade, humanismo e sabedoria. 

Padre Cícero já é santo e da forma mais legítima que pode haver: pelas mãos do povo ele subiu aos altares das casas humildes, sem precisar de processo de beatificação, muito menos de vultosos gastos com ridícula canonização, como costuma acontecer com pretensos santos. 
Acho que ninguém, ninguém mesmo, tem o poder de dizer que uma criatura é santa ou não. Na verdade, somos todos santos porque participamos da essência divina. Isso é o que importa. O julgamento dos homens e da Igreja é absolutamente irrelevante e dispensável. O homem é santo porque o povo assim o quis e Deus com certeza assina em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário