CONSELHOS


• Sempre é mais seguro obedecer a Deus do que aos homens.


• Ânimo, deixe tudo o que Deus não quer.

• Dê o primeiro passo, e o resto o nosso bom Deus dará.

• Só Deus nos basta.

• Rezem em espírito de fé e de verdade, como Deus manda, e com certeza Ele nos livra e nos guarda como seus filhos.

• Todo bem, ainda os mínimos, vêm de Deus, e de todo mal, Deus é quem nos livra, ou por meio da Santíssima Virgem ou de seus santos, ou por qualquer criatura, ou diretamente por si, porque só ele, Deus, é o Criador de todo bem e de toda graça.

• O Juízo Supremo castiga severamente os que transgridem seus divinos ensinamentos.

• Deus é dono de todas as coisas e dirige o homem por caminhos que só ele sabe.

• As coisas de Deus vão devagar e se peça tudo com perseverança que ele cumprirá a sua palavra.

• Deus perdoa ainda o pior pecador, mas exige arrependimento sincero.

• Deus nunca deixou trabalho sem recompensa nem lágrimas sem consolação.

• Toda pessoa que tem Deus como escopo se salva.

• Estamos nas mãos de Deus, ele se compadece de nós.

• Temos direito de reparação diante de Deus.

• Deus, somente, tem o poder de matar.

• Quando Deus quer, água fria é remédio.

• Estou contente de sofrer alguma coisa pelo meu Deus.

• O Pai Eterno não tem corpo, ele é puro espírito, ele é como o vento que existe e vaga entre nós e nós não vemos. Quem foi, meus amiguinhos, que já viu o vento? Ninguém nunca viu, mas ele está aí toda hora entre nós, mesmo assim está Deus entre nós.

• Deus está no céu. Eu não sou Deus!

• Preparemos-nos para o céu, que lá, sim, seremos felizes.

• O melhor lugar é o que de onde mais facilmente se vai para o céu.

• Como estou certo de que vamos todos para a eternidade e lá serão recompensados os que sofrem as injustiças do mundo, eu, já velho como estou me conforto e não me incomodo mais com as injustiças do mundo. Tudo fica aí e nós vamos como Deus vê que somos.

• Nunca é tarde para cuidarmos de nossa salvação, e quanto mais próximo da morte pela idade.

• O sacrifício individual tem sido muitas vezes a salvação.

• A gratidão, com certeza, é uma virtude do Céu.

• Só na velhice, pelas sinceras provas de lealdade durante toda a vida do homem, é que se pode ter a convicção da verdadeira amizade.

• A amizade só se conhece é na adversidade.

• Eu nunca combino com revolução.

• Não olho para nada do que eles (os políticos) querem dar: com bananas e bolos se enganam a todos.

• Aspiro a um cantinho esquecido e desapegado de tudo, cuidando só de salvar-me.

• Desejaria que Nosso Senhor me condenasse, contanto que remediasse a salvação de tantas almas.

• Até o dia de hoje, ainda não perdi uma hora de sono por inquietação de consciência. Minha consciência nunca me acusou de ter desobedecido.

• Há generosidades que não se pode e nem se sabe pagar.

• O demônio nunca deixou de procurar destruir toda obra de Deus.

• O demônio não dorme e a casa onde há o baixo emprego de delator não goza paz.

• Se os maus tivessem todo poder sobre os bons, o mundo já desde muito era um composto só de demônios se devorando uns aos outros.

• As ambições e elementos corrosivos movem os que governam.

• Eu não sou nada, tenho consciência do que sou e por isso não me atrevo a dirigir-me aos que governam; são políticos, só com políticos se entendem...

• Tomei o propósito, desde o começo desta enorme perseguição contra mim, de entregar tudo a Deus e a Nossa Senhora das Dores e não me defender de coisa alguma.

• Propagaram contra mim quanta calúnia e inverdades que nunca sequer pensei produzirem tantas prevenções contra mim.

• Sou padecente e resignado com toda ingratidão.

• A calúnia, com audácia e autoridade, moveu uma perseguição que deu a morte de Jesus Cristo, quanto mais a mim.

• Todo aquele que ensina é portador de luz para os que não sabem.

• Nosso Senhor sabe que, com sua graça, nunca desobedeci nem pratiquei nem ensinei coisa alguma contra o ensino da Santíssima Igreja e nem quero o mal.

• Somente a ambição se atreve a perturbar o direito alheio.

• Há emergências na vida pública que a definição do pensamento e a justificativa da intenção se tornam impossíveis, e muitas vezes, conclusões intempestivas são irrefletidamente tiradas do silêncio a que a conveniência obriga.

• Nada é oculto que não se descubra.

• As grandes idéias encontram embaraço no seu começo.

• Sem educação religiosa perfeita, não há agremiação que progrida e que seja útil a si, à família, à sociedade e à Pátria.

• Sem a unidade da fé é impossível a vitalidade, a grandeza e a inexpugnabilidade de um povo.

• É uma consolação falar com quem sabe sentir.

• Em busca dos pecadores é que devemos andar, pois estes é que precisam de misericórdia.

• Sabemos que promessas humanas nada valem quando não são filhas da fé.
• Estamos certos de que só a Providência nos dará remédio.

• Oremos e celebremos a Mãe das Dores por essa pobre humanidade que nem sabe o que faz e nem vê para onde marcha.

• O Sagrado Coração de Jesus e as lágrimas de Maria falam por nós.

• Depois de uma infelicidade, as desculpas não remediam coisa alguma.

• Os velhos não podem dizer tudo quanto sentem.

• Como sacerdote cristão, tenho o sagrado dever de prestar meu apoio moral ou ao menos dar um conselho a quem quer que me busque.

• Como sacerdote católico não tenho outra lei senão obedecer àqueles a quem Deus constituiu meus superiores.

• Se acaso chega a hora das trevas contra mim, eu mesmo não quero fugir da cruz ou do que tiver decretado a Providência; e se ainda não chegou e Ele (Deus) me guarda, é por mim, quem será contra mim?
• É certo: os discípulos não podem ser mais bem julgados que o mestre.

• Tenho feito e continuo a fazer uma propaganda, quando me é possível, para que na nova organização do nosso País predominem os ensinamentos da nossa Santa Religião, cujos princípios são os únicos capazes de regenerar a nossa sociedade em processo decadencial.

• Todos ainda podem ser santos, assim queiram e obedeçam ao chamado de nosso bom Deus, que ainda mais do que nós, nos quer fazer santos com Ele no céu.

• Que horror é a guerra! Não há dúvida, é o começo do fim. É Deus obrigado a castigar a Terra com severidade.

• Muito pode a calúnia feita e movida com audácia.

• Ninguém pode ter um bom fim fazendo o mal. Nosso Senhor Jesus Cristo fez o bem e morreu na cruz, quanto mais quem pratica o mal.

• Quem bebe obedece a Satanás; e quem obedece a Satanás não se salva, vai para o inferno.

• O que lucra quem mata os outros? Fica maldito de Deus, sujeito a grandes castigos e até condenar-se em um Inferno.

• O pecado é sempre funesto em todo o mundo.

• Perdoem, e ainda que as nossas paixões não queiram perdoar, perdoem, porque Deus Nosso Pai, que é dono de nós, manda; e é preciso para nos salvar que perdoemos aos que nos ofendem.

• Ninguém pegue no alheio, ainda que seja uma simples agulha.

• Todo ladrão é filho legítimo de Satanás.

• Eu não quero absolutamente luta nem questão com ninguém e muito principalmente com os meus superiores.

• Esta cidade (Juazeiro) é um centro de romaria e de devoção. Nesta terra todos trabalham.
• Aqui (Juazeiro) tem sido um refúgio dos náufragos da vida. Tem gente de toda parte que, modestamente, vem abrigar-se debaixo da proteção da Santíssima Virgem.

• Nossa cidade é muito perseguida e invejada. O motivo disto é que nós temos aqui coisas que em nenhuma outra parte do mundo tem. Juazeiro ainda crescerá tanto e irá ser uma cidade tão famosa que a posteridade a julgará.

• Depois da minha morte é que Juazeiro irá crescer.

• Não tem quem acabe com a romaria em Juazeiro. Foi um chamado da Mãe de Deus.

• Haverá de chegar o tempo, que de quatro pés só ficam na terra cadeira e banco ou então algum móvel. Os bichos morrerão tudo no tempo da seca do sol escuro. Nesse tempo, será muita sala e pouca fala, muitos chapéus e poucas cabeças, poucos moços e alguns velhos, muita peste e pouco rastro.

• De 70 em diante vai haver sinais e dores do fim do mundo.

• O homem e a mulher só encontram a salvação para a alma por meio de uma vida honesta.

• O maior pecado que tem no mundo é o pecado dos amancebados, que são os homens casados que têm outras mulheres fora da esposa, ou as mulheres, outro homem fora o esposo.

• O casamento religioso é um sacramento indispensável. O casamento civil é a lei e a segurança da família. Não abençôo quem não casa primeiro no civil. O civil é a lei da Nação, mas é preciso também a união pela Igreja.

• Mãe de Deus, Mãe Nossa! Porque perseguem tanto à humilde pessoa. Os romeiros não são maus. Todos eles são nossos. Por isso mesmo, aqui (Juazeiro) virão até a consumação dos séculos.

• Eu tenho aconselhado sempre a todos que aqui (Juazeiro) vêm que rezem o Santíssimo rosário da Mãe de Deus em sufrágio e salvação das almas do purgatório, para que ela nos tome e nos guarde e nos livre de tão grandes males, e desses pecadores que tantos crimes e males praticam.

• Muita gente reza o rosário da Mãe de Deus, porém poucos são os que sabem do valor e da força do mesmo. Quem o faz com devoção estará livre de qualquer mal, porque mesmo querendo o inimigo prejudicar, Nossa Senhora das Dores intervém, evitando qualquer desgraça.

• A calúnia e a má vontade, que não respeitam a ninguém, há muito me perseguem e me fazem vítima.

• A gente fecha a porta é com o rosário da Mãe de Deus.

• Rezem o rosário da Mãe de Deus que é quem nos poderá livrar das calamidades que a maldade e a perversidade dos homens estão atraindo para a Terra.

• Sejam fiéis em rezar cada dia o rosário da Mãe de Deus, mesmo andando pelas estradas, mesmo doentes. Não deixem um só dia de rezar.

• Não há mais dúvida de que a religião boa é a nossa, a Católica, Apostólica, Romana.

• Precisamos de um nacionalismo inteligente, sadio, sem embargo de espírito de cordialidade, de fraternidade mesmo que deve existir entre as nações, unindo os povos, mas respeitando-se a integridade territorial de cada país, que os seus filhos receberam dos antepassados e devem transmitir intacta às gerações vindouras.

• Não tem quem possa com uma nação grande revoltada.

• A exploração das nossas florestas, do nosso solo, das nossas minas e enfim, de todas as riquezas da nossa Pátria, pertence aos brasileiros e aos seus governos que trabalham e querem o seu engrandecimento. Mais moço, tudo envidaria no sentido de evitar o predomínio do estrangeiro no comércio e na indústria de nosso País, por entender descabida, criminosa, esta situação singular de estrangeiros imigrados para a nossa cara Pátria.

• Para uma Nação jovem e despovoada como a nossa, as atividades constantes de cada cidadão representam um valor inestimável ao impulsionamento do seu progresso.

• Cada cearense deve ser uma trombeta na imprensa e em toda parte, gritando com toda força, pedindo socorro para o grande naufrágio do Ceará. Pode ser que esses governos que têm o dever de salvar os Estados nas calamidades públicas desistam e não queiram passar por assassinos, deixando caprichosamente morrer milhares de vidas que podiam salvar e não querem.

• Só quem viu 77 entre nós, pode avaliar o que seja o flagelo das secas nos sertões do Norte.

• É uma aflição os horrores da seca; parece que fica deserto o Ceará.

• Nunca desejei ser político. Não tenho cores políticas: sou amigo de todos.

• Posso afirmar, sem nenhum peso de consciência, que não fiz Revolução de 14, nela não tomei parte, nem para ela concorri, nem tive nem tenho a menor parcela de responsabilidade direta ou indiretamente.

• Nunca desejei ser político, mas em 1911, quando foi elevado o Juazeiro, então povoado, à categoria de Vila, para atender aos insistentes pedidos do então Presidente do Estado, o meu saudoso amigo Comendador Antonio Pinto Nogueira Accioly, e para evitar, ao mesmo tempo, que outro cidadão, na direção deste povo, por não saber ou não poder manter o equilíbrio de ordem até esse tempo mantido por mim, comprometesse a boa marcha desta terra, vi-me forçado a colaborar na política.

• Apesar das bruscas mutações da política cearense, sempre procurei conservar-me em atitude discreta, sem apaixonamentos, evitando sempre as incompatibilidades que pudessem determinar choques de efeitos desastrosos. Para conseguir isto, muitas vezes tive de me expor ao conceito de homens sem idéias bem definidas.

• Após a queda do Governo Accioly, por motivo de ordem moral, retraí-me da política, mantendo, entretanto, relações de cordialidade com o Governo Franco Rabelo, sendo até eleito terceiro vice-presidente do Estado. E o meu amor à ordem foi tão manifesto que, a despeito da má vontade do partido dominante para comigo, não hesitei em atender ao pedido da população desta terra e autorizar que o meu nome fosse apresentado para voltar ao cargo de Prefeito desde município naquele governo que me era sobremaneira hostil.

• Dom Bosco sabia o segredo de corrigir sem molestar. O seu saber assombrou os centros mais cultos do mundo.
• Não tenho ascendentes vivos nem tampouco descendentes, e assim julgo poder dispor dos meus bens que se acham livres e desimpedidos, de acordo com as leis do meu País.

• Nunca fiz mal a ninguém, nem a ninguém votei ódio nem rancor.

• Nunca cometi nem alimentei embuste de espécie alguma.

• Desde a minha ordenação, mesmo durante o pouco tempo em que fui vigário de São Pedro do Crato, nunca percebi um real sequer pelos atos religiosos que tenho praticado como sacerdote católico.

• Neste mundo, durante toda a minha vida, quer como homem quer como sacerdote, nunca, graças a Deus, cometi um ato de desonestidade, seja sob que ponto de vista se possa ou se queira encarar.

• D. Quintino foi sempre um padre virtuoso e inteligente. Conheci-o desde que chegou ao Cariri, ainda muito moço, para ser Coadjutor do Vigário de Missão Velha. Foi, muitas vezes, meu hóspede e sempre o estimei de coração. Se, em relação a minha pessoa, cometeu alguma injustiça nem por isto deixou de ser um justo, pois estava convencido que só assim procedia exemplarmente.

• É uma grandessíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica; nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares nem em jornais, nem em qualquer escrito nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja.

• Nunca disse nada contra o ensino da Igreja e da Moral Cristã. Não preguei às escondidas e Nosso Senhor me justificará.

• Sempre perdoei por amor de Deus e da Santíssima Virgem a todos que me fizeram mal, consciente ou inconscientemente.

• Quem não ouvir e obedecer à Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação.

• Graças à bondade e misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo minha fé na doutrina ensinada pela Santa Igreja é viva, inteira e pura, pela qual ajudado na Graça Divina darei, se preciso for, a própria vida.

• Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena, sigo tudo que ela manda como a Deus mesmo.

• Não quero de forma alguma sustentar nem defender os fatos ocorridos em Juazeiro, quando já declarei e torno a declarar que uma vez que a Suprema congregação do Santo Ofício os condenou e os reprovou, eu os condeno e reprovo, obedecendo sem restrição nem reserva a sua decisão e decretos, como filho submisso e obediente da Santa Igreja.

• Graças a Deus, tenho a consciência de não ter cometido crime algum e tenho sido sempre obediente aos meus superiores, como Deus e todos que me conhecem são testemunhas.

• Manda quem pode e obedece quem deve.

• Meu regulamento até hoje é não ter regulamento.

• O que Deus não quer o diabo não enjeita.

• Nunca pensei, nunca quis e nem quero causar desgosto à pessoa alguma. Deus o sabe.

• Quem bebeu não beba mais. A cachaça é um poderoso enviado agente de Satanás. Quem matou não mate mais. Ninguém tem o direito de ofender o seu semelhante. Só Deus tem o poder de tirar a vida de suas criaturas. Quem roubou não roube mais. Quem rouba vai para o inferno. Quem mentiu não minta mais. A mentira é filha do diabo e o mentiroso, seu encarregado.

• Façam de mim o que quiserem. Não quero ter vontade. Faça-se em tudo a vontade de Deus.

• A bondade do Sagrado Coração de Nosso Senhor é infinitivamente maior do que a maldade dos que nos perseguem. E ele quer mais a nossa felicidade do que nós a desejamos.

• Tempos virão, meus amiguinhos, que o Norte vai virar Sul, e o Sul, Norte. Quando esse tempo chegar, em vez de vocês irem para lá, eles é que virão para cá.

• A prudência dos velhos e o respeito e temor a Deus é que devem governar a todos.

• Não seja tão zeloso demais que vá degenerar em excesso.
• Sabem quem é o homem mais mentiroso do Brasil? É o Padre Cícero de Juazeiro. Toda extravagância que se inventa por aí, afirmam logo que fui eu quem disse, para o povinho não desconfiar. E eu tenho que assumir a responsabilidade de afirmações que nem de leve imaginei.

• Conselho a Lampião: Eu acho que já é tempo de você mudar de vida... Você precisa me fazer uma promessa. Eu quero que me prometa que ao sair daqui (Juazeiro) vai procurar mudar de vida. Com essa vida que você leva, está condenado ao inferno. Deus castiga com muita severidade aquele que tira a vida do irmão, aquele que rouba, aquela que desonra as filhas alheias. É preciso que você se arrependa e faça como Luís Padre e Sinhô Pereira, que seguindo meus conselhos, deixaram o cangaço e hoje vivem honestamente em Goiás, servindo a Deus e à sociedade.

• Conselho aos voluntários da Sedição de Juazeiro: Não tomem bebida alcoólica de qualquer espécie. Não desperdicem cartucho porque a munição é muito pouca. Chegando às primeiras casas, não queiram logo entrar na cidade: dêem tempo às famílias e também aos soldados para fugirem; e em nenhuma hipótese façam fogo sobre os fugitivos. Ninguém pegue no alheio, ainda que seja uma simples agulha. Respeitem as famílias e os prisioneiros.

• Doença nervosa se cura com a intuição.

• Só se paga promessa quando de fato há cura.

• A melhor coisa que se faz na vida, é cada qual tratar de si.

• O que eu quero, na nossa cidade, é a vinda de gente que sirva para ajudar o desenvolvimento da nossa cultura, progresso nas artes e tudo o mais que beneficie o nosso povo.

• A obediência é tão importante para o cristão que, se um anjo de luz viesse ensinar doutrina contrária ao ensino tradicional da Igreja, qualquer um de nós tinha o direito de cuspir-lhe no rosto, porque este anjo não seria nem mais nem menos do que o demônio mascarado.

• Deus castigou o demônio com o fogo dos infernos, mas não se lembrou de tirar sua sabedoria ou ciência, que com ela faz tudo o que quer.

• O Papa não faz nada sem a determinação de Deus.

• Vocês, meus amiguinhos, não bulam com padre que Deus castiga vocês. Os padres são ministros de Deus. Deus não tira a vista deles um só instante de tanto bem que quer a eles.

• A beata Maria de Araújo era uma santa. Sua vida foi uma maravilha da graça de Deus.

• A Igreja somos nós, não é só os padres não.

• A mulher perde o seu valor, mas Deus vai castigar com severidade, porque Deus fez a mulher para o casamento, para defender os homens do pecado mortal de se amasiarem.

• Quando os homens quiserem ser mais sabidos do que Deus, Deus muda os tempos. Troca os planetas e eles não acertam mais nunca. Tu não vês as nuvens soltas no ar soltar fogo e água? Tu não vês um pé de árvore florar e depois ficar cheio de frutas? Não vês as coisas nascendo umas das outras? E por que não pensar que isto tem um autor? O autor disto é Deus. Isto veio da natureza divina de Deus: quem fez estas coisas foi Deus e mais ninguém.

• Ah, se os homens ricos soubessem o que é o outro mundo, eram eles quem mais serviam Deus, porque têm tempo e vivem descansados. É eles quem são mais beneficiados por Deus. É terras, é gado, é burros, é cavalos, é grupos de ovelhas, é cabras, é animais de toda espécie, é frutas de todo jeito e de toda espécie. Até peixes nos grandes açudes eles possuem. É engenhos, é fábricas, é lojas, é armazém, é afinal uma riqueza sem fim aqui na terra. É uma riqueza grande neste mundo que Deus lhes deu que faz gosto. Mas não agradecem. Só vivem se servindo com o que é de Deus para ir pecar contra Deus, com ofertas que receberam das mãos de Deus. E se um homem destes morrer no pecado, que é que lhe responde Deus?

• Os ricos, se quiserem ganhar o céu, é só viver se confessando, comungando, rezando, praticando a caridade, não andar fazendo mal a ninguém.

• O maior presente que Deus nos deu foi a vida.

• O homem que casa, eu digo a vocês, deve dar graças a Deus de ter sua companheira ou esposa.

• Nós devemos nos confessar aos oito anos, antes que o demônio tome conta de nossos corações.

• Para ganhar o céu é preciso ter caridade e não invejar nada de ninguém, que contra a inveja é a caridade; dar esmola ao menos uma vez por dia, de qualquer coisa se dá uma esmola. A caridade não é só dando o que tem não, meus amiguinhos, é também não enfezar os outros e quando se vir um aperreado, ajudar em seus sofrimentos, aconselhando com calma, e se ver uma pessoa pobre, sem ter nada em casa, com um doente, vá e varra a casa, bote água nos potes, lave as roupas, ajude à noite a fazer sentinelas ao doente com todo o silêncio para não incomodar o doente e para ajudar a dona da casa ou o dono, para que eles possam dormir. Os ricos botem no hospital os pobres para se tratar, ou levem um médico para receitar o doente. Tudo isto é caridade.

• Quem ama a Deus, faz todos os meios de não pecar contra Ele.

• A pessoa que nega os pecados recebe a maldição de Deus. O padre absolve, mas não voga. Ele absolve porque ele não adivinha pensamento de ninguém, mas Deus está vendo a tua má intenção, por isto ele de amaldiçoa.
• Vocês deixem de mandar fazer feitiço, que quem ensinou feitiço foi Satanás, e Deus não quer que se sirvam com a arte diabólica, a arte do diabo. Nós não podemos ter crença em Satanás. Satanás é o pai da mentira.

• Os pais de família não ensinam mais os filhos a rezar. Os meninos se deitam e se levantam da cama ou da rede sem rezar porque os pais não ensinam e nem ligam em ensinar. E querem receber os dons das mãos de Deus sem fazer por onde. Como é que estas crianças podem pedir alguma coisa a Deus sem saber? Se os pais criaram eles como se criam os animais, só comendo e brincando?

• Quando uma moça encontra um noivo ou namorado, cuidado nela, que a moça pode ser boa como quiser, mas achou um noivo, fica doida, sem juízo. É preciso ter todo cuidado. Os pais de famílias criem coragem e falem dizendo: “Eu não empato minha filha de casar, mas não aceito falta de respeito em minha casa”.

• Moça casa até sonhando. Moça, ainda estando para morrer, se lhe disserem que o noivo vai chegar, arranja o cabelo e faz um arzinho de saúde, para não parecer feia.

• Conselhos às moças: Ninguém não pode se confiar nos homens de hoje.

• Os amancebados só tem uma carreira para dar. É para o inferno.

• É preciso plantar a mandioca-preta, conservar ela, porque, quando vier a seca, não acha o povo desprevenido.

• Era assim que os padres deviam fazer: prestar atenção à vida de São Pedro e fazer o que ele fez. São Pedro fez a comunidade, quem tinha mais repartia com os que não tinham e era uma união entre os cristãos que fazia gosto.

• O Pai Eterno se arrependeu de ter acabado o mundo de uma só vez. Agora vai acabar é de pedaço em pedaço, é de tempo em tempo, um pedaço aqui e outro acolá, um com fome e outro com peste, um com tempestades e outro com inundações, e outro com guerra e outro com tremores de terra.

• Em Roma: Se não fosse a minha gente que não tem, abaixo de Deus, outro amparo senão eu, com certeza não ia nunca mais ao Brasil. Ficava num desses asilos onde as almas que não pretendem nada deste mundo, como as que sofrem, acham descanso.

• Em Juazeiro, desiludido diante das perseguições sofridas: Eu até tinha vontade de ir embora com a minha família para Roma que lá fui muito bem acolhido pelos padres, mas quando eu fazia planos de escrever para o Papa, Nossa Senhora vinha e me empatava e eu tinha que me aquietar que ela queria que eu cuidasse de seus romeiros porque Deus vai precisar deste povo no fim do mundo para punir a Igreja de Deus.

• Sejam sempre obedientes às autoridades civis e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

• Se vocês forem fiéis à Mãe de Deus, seguindo somente o caminho de Deus, sem mistura de outras leis, Nossa Senhora reage por vocês, quando vierem uns homens maus contra o povo de Juazeiro. Se for pelos ares, o aparelho cai; se for por terra, os carros viram, mas aqui não chegam.

• Aproveito o ensejo para pedir a todos os moradores desta terra, o Juazeiro, muito especialmente aos romeiros, que depois da minha morte não se retirem daqui, nem a abandonem. Que continuem domiciliados aqui no Juazeiro, venerando e amando sempre a Santíssima Virgem Mãe de Deus, único remédio de todas as nossas aflições, auxiliando a manutenção do culto e de todas as instituições religiosas que aqui se fundarem, e com especial menção a dos Beneméritos Padres Salesianos, que serão os meus continuadores nas obras de caridade que aqui iniciei. Insistindo, peço, como sempre aconselhei, que sejam bons e honestos e respeitadores às leis e autoridades civis e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da qual tão-somente pode haver felicidade e salvação.

• Estes conselhos que sempre os dei em minha vida, não me canso de repeti-los aqui para que depois da minha morte bem gravados fiquem na lembrança deste povo, cuja felicidade e salvação sempre foram objeto da minha maior preocupação.

• Eu preguei quarenta anos. Quem me ouviu bem e quem não me ouviu, não ouve mais. Quem quiser saber do que eu disse, procure saber de quem me ouviu.
FONTE: Padre Cícero, a sabedoria do conselheiro do sertão, de Daniel Walker