segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NOVO LIVRO SOBRE PADRE CÍCERO


Nesta obra estão reunidos alguns dos meus textos produzidos sobre o Padre Cícero como resultado de minhas pesquisas sobre ele, e que neste ano de 2009 completam exatos 40 anos.

Ao longo desse tempo foi fácil perceber o quanto avançaram os estudos e as pesquisas tendo ele como tema, desenvolvidos por historiadores locais e de fora, por iniciativa própria ou a serviço de alguma instituição acadêmica. Sobre isso falo mais detalhadamente na parte Padre Cícero e os novos estudos.
Nos textos que formam as partes A Sabedoria de Padre Cícero e Padre Cícero, o Conselheiro do Sertão me detive em mostrar que ele, contrariando opiniões propagadas por muitos escritores, era de fato uma pessoa de estudo dotada de extraordinária sabedoria, e foi um excelente conselheiro para os seus milhares de afilhados e admiradores. Alguns escritores chegaram até a dizer que ele não gostava de ler. Não é verdade, pois na casa onde ele morreu hoje existe um museu com seus pertences no qual estão expostos centenas de livros de sua biblioteca particular.
Na parte Padre Cícero Entrevista-biográfica apresento um curioso recurso jornalístico conhecido como entrevista-montagem, na qual o entrevistado responde a perguntas cujas respostas são montadas a partir de textos por ele mesmo produzido. Aqui, no caso de Padre Cícero, as respostas às perguntas formuladas foram montadas a partir do conteúdo das cartas que ele escreveu e também de seu testamento, sendo transcritas conforme estão no original. Esta entrevista-montagem é uma espécie de Padre Cícero por ele mesmo, é, portanto, sua autobiografia.
Há também uma biografia já publicada em outra publicação de minha autoria, que é resultado de minhas pesquisas, mas agora revisada e ampliada. Aqui dois assuntos mereceram atenção especial: a visita de Lampião a Juazeiro, oportunidade em que ele se encontrou com Padre Cícero e aqui recebeu a famigerada patente de Capitão e a questão do milagre da hóstia. Apresento uma versão nova, pouco divulgada, sobre a polêmica outorga da patente de Capitão a Lampião, e acrescentei mais detalhes sobre a questão do milagre da hóstia, a qual no texto original foi tratada de forma bastante resumida.
No mais, espero ter dado minha pequena contribuição para a vasta linha de estudo e pesquisa deste homem polêmico, virtuoso, admirado, autêntico tangedor de massas populares e o mais biografado do clero brasileiro.
Daniel Walker

Este livro pode ser comprado pela internet através de depósito bancário no valor de 20 REAIS (já incluida a despesa de envio pelo Correio)conforme dados abaixo:
CONTA PARA DEPÓSITO
Banco do Brasil
Conta Corrente nº 6852-7 Agência: 1598-9
Bradesco
Conta Corrente nº 10072-2 Agência: 692

Contato com o autor através do e-mail:
danielwalker@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário