terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Padre Cícero como prefeito de Juazeiro - Por Daniel Walker

Padre Cícero foi o prefeito com o mandato mais longo da história política de Juazeiro do Norte. Administrou o município de 1911 a 1926 (afora um pequeno período em que foi afastado).  Em sua administração importantes obras foram realizadas, entre as quais a pavimentação e alargamento das ruas, criação de escolas e abastecimento d´água. Em 1917 ainda repercutia o reflexo da seca de 1915. Quem não tinha uma cacimba em casa, era obrigado a beber água do rio Salgadinho, onde as mulheres lavavam roupa e a garotada tomava banho. Padre Cícero procurou aliviar o sofrimento da população solicitando do governo do Estado uma perfuratriz para furar quatro poços profundos. Era uma empreitada muito difícil para época, mas a máquina chegou e os poços foram instalados nos seguintes locais: 1) Na frente da Igreja (hoje Basílica) de Nossa Senhora das Dores; 2) No local onde hoje é a Praça Padre Cícero; 3) No local onde hoje é o Mercado Central e 4) No local onde até pouco tempo funcionou a Usina Zé Bezerra e hoje funcionam órgãos da Prefeitura.
A água era puxada com ajuda de cata-ventos. Hoje eles não existem, mas os poços continuam fornecendo água. Na década de 20 Padre Cícero patrocinou uma grande exposição para divulgação do artesanato juazeirense no Rio de Janeiro, a qual teve excelente repercussão.
Foi graças ao empenho dele que a Rede de Viação Cearense estendeu para o Cariri seus ramais da estrada de ferro. Em Juazeiro a inauguração ocorreu em 7 de novembro de 1926.
Ainda na administração do Padre Cícero ocorreu o seguinte: inauguração da Praça Almirante Alexandrino de Alencar (atualmente com a denominação de Praça Padre Cícero); inauguração do Posto de Profilaxia Moura Brasil; inauguração da estrada de rodagem Juazeiro-Horto; inauguração do Cemitério do Socorro; doação do terreno para construção do Patronato Agrícola; restauração da comarca de Juazeiro.
Como prefeito Padre Cícero recebeu em visita oficial vários governadores do Ceará, autoridades civis, militares e eclesiásticas de outros Estados  e até do Exterior. Em sua casa foram realizados grandes banquetes para recepcionar  visitantes ilustres.
A prefeitura de Juazeiro funcionou inicialmente num prédio localizado na Rua São Pedro (onde hoje está um órgão da Prefeitura), depois funcionou no prédio onde hoje é uma cadeia de butiques, no cruzamento da Rua do Cruzeiro com Padre Cícero.
Na verdade, segundo testemunhas da época, Padre Cícero era oficialmente o prefeito, porém quem de fato administrava Juazeiro era o Dr. Floro Bartolomeu da Costa.  
Pelo excelente trabalho desenvolvido em prol desta cidade, é dever de todos que moram em Juazeiro, independentemente de serem ou não aqui nascidos e também do credo religioso que professem, honrar e respeitar o nome do seu primeiro prefeito. É preciso, também, que as pessoas de outras religiões (e até mesmo católicos desinformados) enxerguem um Padre Cícero sem batina, o vejam como pessoa cívica, ecumênica, ex-prefeito e fundador de Juazeiro, enfim, o verdadeiro ímã que até hoje atrai desenvolvimento para esta terra. Sem ele Juazeiro seria uma cidade comum, ou até continuasse sendo uma simples vila do Crato, um lugar inexpressivo como milhares existentes no Brasil.
Cópias de documentos sobre a vida política do Prefeito Padre Cícero )Arquivo do pesquisador Anchieta Martinz de Montalverne)

O PREFEITO PADRE CÍCERO ROMÃO BAPTISTA - Por Renato Casimiro
Este 2012 é também ano eleitoral para a escolha de mais um gestor para o município de Juazeiro do Norte. Desde 04.10.1911, quando Pe. Cícero Romão Baptista assumiu o seu primeiro mandato, sendo o primeiro gestor do novo município, muitos nomes se sucederam dentre intendentes e interventores nomeados, prefeitos nomeados ou eleitos e eventuais substitutos dentre juízes, vices-prefeitos, vereadores ou secretários de administrações. Estamos debruçados para rever pessoas, datas e circunstâncias que marcaram as presenças de um número que ainda não é possível firmar. De repente encontramos um fato novo e isto altera, pelo menos, a relação que vem sendo construída há tempos. A frágil democracia, de logo período terminou por inserir na vida juazeirense diversos episódios lamentáveis, tanto em clima de paz, quanto na exceção do antes e do depois da famigerada Sedição de Juazeiro. Mas, também, para não ser vesgo, nos períodos das ditaduras, civil e militar. Vamos no ocupar apenas nesta nota, com o gestor Pe. Cícero Romão Baptista. É sabido que ele ocupou o cargo de Intendente/Prefeito em três períodos: a grosso modo, de 1911 a 1912, de 1914 a 1926, e de 1926 a 1929 (Veja tabela abaixo, para melhores detalhes). Nestes três períodos a ocupação do cargo, efetivamente, durou exatos 15 anos, 1 mês e 29 dias.  O primeiro mandato, por nomeação, aconteceu durante a presidência no Estado do Ceará do comendador Antonio Pinto Nogueira Acioli. Destituído por Franco Rabelo, Pe. Cícero volta ao mando municipal, também por nomeação, após a Sedição de Juazeiro, em 1914. Sem interrupção este segundo período dura ate 23.03.1926, com um tempo total de mandato de exatos 12 anos. Ocorre que neste período o Estado do Ceará passou pelos comandos dos seguintes presidentes: Fernando Setembrino de Carvalho, Benjamim Liberato Barroso, João Thomé de Saboya e Silva, Justiniano de Serpa, Ildefonso Albano e José Moreira da Rocha. Como Pe. Cícero, neste período ocupou o cargo de Intendente nomeado, cada um dos presidentes, necessariamente assinou um termo legal, reconduzindo Pe. Cícero à condição de Intendente. Na prática pode ser entendido como um único mandato de 12 anos. Mas, legalmente, foram seis mandatos devidamente legitimados por atos formais. O terceiro período é marcado por uma eleição por voto direto e Pe. Cícero o cumpre na vigência de três períodos administrativos de três presidentes do Estado do Ceará: José Moreira da Rocha, Eduardo Henrique Girão e José Carlos de Matos Peixoto. Contudo, como ele havia sido eleito pelo voto, e não cumpriu integralmente o mandato, este é referido como apenas um período que durou dois anos, nove meses e vinte e dois dias. Somando todos os períodos em que esteve à frente dos destinos de Juazeiro, Pe. Cícero foi seu gestor por 15 anos, 1 mês e 29 dias. E a rigor, isto se desenvolveu ao longo de 8 mandatos.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário